21/02/2010

Prevendo 2028

Créditos ao Oni

02/02/2010

Enquanto isso, no lustre do castelo...


O motivo pra BrMaker fechar não poderia ser melhor, realmente expressa o sentimento de todos: "..."

Lembrando que quem tiver conta VIP, pode fazer backup do seu trabalho e conversar entre si antes do SHIFT+DEL. =D



Mesmo com o fórum/pseudo-site fechado, a noobice ainda rola solta:

01/02/2010

Pedido de desculpas a Caio Pinheiro

Venho através deste pedir desculpas publicamente ao Caio Pinheiro devido às acusações que eu fiz contra ele. E tem mais...

















































LOL, te peguei!
Desculpa p# nenhuma!

Depois da grande repercusão que o caso teve na GMB, o staff de lá resolveu fazer uma investigação onde chegaram a certas conclusões, onde de 7x2, Caio Pinheiro foi ABSOLVIDO, isso mesmo ABSOLVIDO.
Leia aqui: http://www.gamemakerbrasil.com/forum-geral-f22/vergonha-maker-t5753-75.htm




Como nem me deram a chance da réplica, trancando o topico, venho atraves deste protestar contra aos 7 fatos que falaram que era a favor do Caio Pinheiro.


Como diz o Janx: Super Mario Brasileiro é considerado "Inocente" das acusações até que alguem prove o contrário


Ok meu bem, entao vamos lá :D


-Bug do bloco:
No Mario Fart, provavelmente, é montagem. Não conseguimos reproduzir o bug aqui.
No Mario Brasileiro o bug aconteceu na primeira tentativa.
Talvez eu não tenha conseguido reproduzir o bug do Fart, mas testei muitas vezes no Brasileiro e comparei minuciosamente a posição do Mario quando preso no bloco. TODAS as vezes ele fica preso na MESMA altura. Que é totalmente diferente da mostrada na imagem do Fart.
O Mario fica preso no primeiro pixel preto da linha VERTICAL do nariz. No Fart, de acordo com a imagem, fica acima do olho. Se as engines fossem iguais, o Mario deveria ficar preso no mesmo ponto.
Tentem reproduzir o bug no Fart vocês mesmos. Se conseguirem, digam como o fizeram e tentaremos novamente.






Não é montagem. É uma pena que a GB não exista mais para eu mostrar o post do primeiro usuário (inclusive acho que foi o R@f@s ou o feion2 se não me engano), me avisando que tinham encontrado o tal bug.
Segue o vídeo do bug acontecendo:



Claro que muitos podem pensar que é uma montagem. Para esses, peço que baixem o Super Mario Fart direto da MFGG, que é de 2006 e testem.
No Fart realmente é mais difícil disso acontecer, e o motivo é o mesmo que faz com que o nariz do Fart e do Brasileiro fiquem em posições diferentes quando o bug acontece:


Embora alguns jogos do Mario originais da Nintendo tenham, particularmente eu não gosto que o Mario consiga bater a cabeça em 2 blocos ao mesmo tempo para pegar itens. Para resolver isso, devido ao meu pouco conhecimento para tratar com colisões na época, eu resolvi usar a máscara do objeto do Mario com forma triangular no topo:


Assim, ao bater a cabeça em uma fileira de blocos, a chance do Mario conseguir pegar 2 blocos ao mesmo tempo seria mínima. O que acredito que o Cario Pinheiro fez foi alterar essa máscara para uma outra qualquer, provavelmente para uma retangular "normal", já que essa triangular pode causar efeitos colaterais como o Mario bater a cabeça encostando no cantinho do triangulo. Obviamente se a máscara do objeto for diferente desta, o Mario fica com o nariz em posições diferentes e pode facilitar ou dificultar a execução do bug dos blocos.


________________________________
-Bug do paralax:
Não vimos bug algum em ambos os jogos relativo ao paralax.
Perguntei no blog e o autor não quis nem responder:
http://noobingbrasil.blogspot.com/2010/01/pouca-gente-sabe-mas-o-game-maker-ate.html

Provavelmente também pode ser montagem:
Testei a primeira versão do super Mario brasileiro vejam meu post:
http://www.gamemakerbrasil.com/galeria-de-projetos-f5/super-mario-brasileiro-nova-versao-02-t4841.htm#37981

Eu mesmo falei para ele por o efeito do paralax, depois ele respondeu:
http://www.gamemakerbrasil.com/galeria-de-projetos-f5/super-mario-brasileiro-nova-versao-02-t4841-15.htm#38065

Ou seja, o jogo nem tinha paralax antes.



Aí está o grande pulo do gato!
Primeiramente, o que é o bug: Quando você pula em uma rampa correndo, o parallax da um pequeno soquinho. Isso deve-se ao fato da minha pouca habilidade em fazer objetos subirem ou descerem subidas na época, o que fazia com que o Mario literalmente parasse quando devia andar por uma fração de segundo, dando a impressão como se o fundo estivesse travado por um instante. Obviamente no Super Mario Brasileiro isso é menos perceptível, já que a movimentação do Mario foi alterada e tem efeitos como derrapagem. Uma pena que na primeira versão não tinha parallax para fazer comparação lado-a-lado. Reconheço que pouca gente percebe este bugzinho, mas quem é desenvolvedor sempre tem ciência desses problemas.


Tá e quanto ao fato da primeira versão do Super Mario Brasileiro nem ter parallax?
Aqui está o pulo do gato!
No Super Mario Fart, há um objeto chamado "controlador" que é responsável por várias coisas como mostrar a GUI (ou HUD, como preferirem), controlar o tempo, fazer efeitos de transição de tela (no GM6 não havia transição de tela fade-in), aumentar a velocidade da musica quando o tempo tivesse acabando e olha só: ELE TAMBEM FAZIA O PARALLAX!
Como é visível para todos, a HUD que o Caio usou no Super Mario Brasileiro é diferente e como no jogo não tem tempo e na primeira versão não tinha parallax, acredito que ele substituiu o objeto "controlador" por um dele próprio, isso provavelmente porque ele usou fontes diferentes e posições de indicadores diferentes (no Mario Fart a fonte usada foi Arial mesmo).
Quando pediram parallax adivinhem o que ele fez? :]


______________________________
-Estrelas nos canos:
Na primeira versão do jogo não existia esse sistema da estrela. (Confirmem com quem já jogou antes do sistema ser implantado, reparem que o jogo já havia sido lançado antes disso: 
http://supermariobrasileiro.blogspot.com/2009/11/beta-01.html COM LINK PARA BAIXAR O JOGO 0.1!)
Anuncio do novo sistema: 
http://supermariobrasileiro.blogspot.com/2009/12/novo-sistema.html
A acusação:
"Eu jurava que essa de entrar numa sala com 3 canos para 3 fases, onde você ficando em cima de um mostrasse o número de estrelas coletadas era coisa da minha cabeça o,o"

No Mario Brasileiro cada fase só tem uma estrela, então não é mostrada mais de uma estrela lá.
CPinheiro disse que jogou o Super Mario Fart, talvez a idéia possa ter vindo dele.



O código da amostra de estrelas realmente deve ser diferente, já que no Fart são 3 e no Caio é uma apenas. O fato de não ter isso na primeira versão é simples: sistema de saves. No Fart a amostra das estrelas coletadas é diretamente ligada ao arquivo de saves. E como você mesmo disse, os sistemas de saves são diferentes, já que ele criptografou e tem 3 slots. Portanto, na primeira versão ele provavelmente ainda não tinha terminado por completo o sistema de saves criptografados, implementando e copiando na segunda. Enfim, agora além da questão de mostrar as estrelas ao ficar em cima do cano tem a questão também de entrar numa porta e entrar numa sala com 3 warp-pipes para 3 fases de paletas iguais. Isso foi uma puta coincidência né...


Aí entra outra coisa que eu percebi neste mesmo problema: No Super Mario Fart, o som da porta foi ripado por mim através de um emulador, onde eu desativei a musica e ripei o barulho das portas do castelo do Super Mario 64.
Acontece que quando o mario, no Mario 64 entra numa porta, sao executados 3 sons diferentes: o barulho da maçaneta abrindo, o rangido das dobradiças da porta fechando e finalmente o barulho da porta batendo. Na época como eu não fazia idéia de como representar a porta se fechando, deletei o som do rangido da porta pelo Audacity, deixando o som assim: Maçaneta abrindo, porta batendo. E vejam só qual é o barulho da porta do Super Mario Jeitinho Brasileiro! :D (adorei a piada do Joker)


Por esse video é possivel ouvir a sequencia de sons da porta: http://www.youtube.com/watch?v=enAGhyh0iQc


Isso foi outra mera coincidencia?
_________________
-Modo de salvar:
Verifiquei como são feitos os "saves" de ambos os jogos, e tem bastante diferença. No brasileiro apesar de ele parecer estar encriptado você pode ver algumas partes
que são "legíveis". E ver nome de fases etc. No Mario Fart não tem nada disso. Sem falar que o save do Mario Fart está com formato INI.



Sim, sempre estive ciente disto, você acha que eu não tentei abrir o arquivo criptografado para ver set tambem era igual o Fart? Acontece que como o Caio Pinheiro esconde o jogo, ELE CRIPTOGRAFOU O SAVE E FEZ O PROCESSO ANTI-DECOMPILER NO EXECUTÁVEL, para ninguém pegar ele no pulo. Embora eu realmente acredite que o sistema de saves que ele usou foi diferente, já que há até diálogos em texto lá. Apenas um noob, como eu na época, usaria INI's para salvar os jogos. Nem o Caio Pinheiro, que é O Caio Pinheiro iria fazer isso.


________________
-Gráficos:
reparem nessa imagem (postada por quem acusava o jogo):
http://img521.imageshack.us/img521/2200/coin1.png
Reparem que os Marios possuem algumas diferenças: Botão da roupa, bordas, cabelo próximo da orelha.
Casco da tartaruga: tons de verde diferentes. No Mario Brasileiro o casco é mais claro. Se o jogo tivesse sido decompilado, CPinheiro teria modificado todos os sprites?

Os Marios são do mesmo estilo, mas podem ser rips diferentes.



É extremamente óbvio que ele mudou todos os sprites para semelhantes.  Afinal, todos sabiam na época que eu editei vários sprites do super nintendo para ficarem com coloração parecida com o do Super Mario Party Advance. Até alguns 'reviewers' da MFGG disseram isso. Quanto ao próprio Mario é ao contrário: o Mario do Fart usa os próprios sprites do MPA, enquanto o Caio usou edits.
Tendo ciência disso, é claro que o Caio fez questão de modificar todos.
________________


-Cascos
No Super Mario Fart é possível pegar os cascos, mas no Super Mario Brasileiro você não pode fazer isso.
Será que CPinheiro removeria essa habilidade do Mario se tivesse copiado o jogo?



Claro que removeria. Em ambos os jogos foram usados sprites do Super Mario Party Advance. Porém, o mini-game de plataforma deste jogo não tem grande variedade de sprites do Mario fazendo certas ações. O máximo que existe no game original são sprites do Mario andando com algo na mão, não há
sprites dele correndo, pulando, abaixado ou mesmo chutando o casco. O que eu fiz? Edits. Fiz meus próprios Marios fazendo essas ações.






Fiquem a vontade para procurar, não vão achar o mesmo Mario fazendo as ações que os meus edits fazem. Mas aí o Caio caiu numa grande questão: Como o juiz do julgamento (XD) disse, o Mario que o Caio usou é diferente, não existem sprites dele fazendo essas ações. O que o Caio faria? Recolors dos edits do Cocão? NÂO! Pelo menos eu acho que ele não conseguiria, pois já vimos as grandes habilidades gráficas dele.

Daí, na falta de sprites, é só tirar o feature ;D

_______________________
-Tartarugas
No Super Mario Fart as tartarugas quando "jogadas para fora dos cascos", depois de um tempo elas saem andando e se encontram um casco, entram nele. No Super Mario Brasileiro elas ficam apenas

Essa eu quero ilustrar bastante.
Existe um problema de colisão no Super Mario Fart que faz com que, caso 2 inimigos estejam andando muito proximos, o Mario perca sangue ao inves de mata-los caso ele pule em cima deles:





O Caio logo que percebeu isso foi rumo à resolução do problema!
Ele criou um script que, caso 2 inimigos se trombem, cada um vira na direção oposta, veja:



Genial não?


NÃO!

Olha só o que acontece com a pobre tartaruga pelada (que é um inimigo) caso encontre seu lindo casco (que tambem é um inimigo:





Tá, e como você pode provar isso Cocão?

Simples! EU JA TIVE ESSA IDÉIA E SEI QUE NAO FUNCIONA!
Sabe porque? Porque caso hava muitos inimigos, a situação vira um caos e o script de virar a direção simplesmente não funciona!
E OLHA SÓ! NO SUPER MARIO JEITINHO BRASILEIRO A TARTARUA PELADA ENTRA SIM NO CASCO PARADO CASO HAJA CAOS! O:
E ainda com direito a um inicio de fumaça igualzinho ao Super Mario Fart o.O

Veja o exemplo e comprove você mesmo na sua casa ;D
Ps.: O video está em baixa qualidade e lagado porque eu tive que gravar no meu notebook e ele é bem podrinho. Mas se quiser é só baixar o Super Mario Brasileiro e fazer isso na primeira fase. Lembrando que a tartaruga deve estar virada para a direita, para o corpo dela nao cair no buraco.




Pois é meus caros, EU sei reconhecer qualquer detalhe da MINHA engine.

Um abraço XD

[EDIT]
O blog do Super Mario Brasileiro foi fechado para visitantes. Que chato. D: