28/01/2010

Rip-off?

Pouca gente sabe, mas o Game Maker, até a vesão 7.0, passou por grandes apuros devido a uma ferramenta capaz de decompilar o código dos jogos já compilados em .exe, transformando-os de volta em .gmk, .gm6 ou .gmd (são extensões de arquivos editáveis contendo o código-fonte de jogos do GM). Isso possibilitou a vários espertinhos fuçarem sem autorização no código fonte de qualquer jogo feito em GM. Obviamente surgiram soluções contra este problema e inclusive, teoricamente, no novo Game Maker 8 não é mais possível decompilar o código dos jogos gerados. Mas a merda já estava feita.



Quando eu descobri que existia essa ferramenta maldita, logo me preocupei com os jogos que eu já produzi por aí com o GM6 e GM7. Mas eu caí na real. Afinal, quem é que quer a porcaria do código-fonte do Wady, Cannibal Swamp ou até mesmo a merda do Super Mario Fart?

Dia desses eu estava passando pelo MFGG (Mario Fan Games Galaxy) e um jogo me chamou a atenção por causa justamente de seu nome, "Super Mario Brasileiro". Resolvi baixar. O jogo não rodou no meu PC. Deixei quieto.


Após alguns dias, acessando novamente o MFGG, percebi que o jogo ainda era o destaque da página inicial, e resolvi baixar de novo. Obviamente não rodou de novo. Então resolvi ler os comentários para ver se mais alguem teve o mesmo problema, quando me deparo com isso:



MAS HEIN? WTF?

Raciocinando melhor, o cara deve ter se enganado, afinal, quando lancei o Super Mario Fart na MFGG, em 2006, o mesmo fez um relativo sucesso, gerando muitos comentarios e reviews com notas altas, ficando por muito tempo na memória dos usuários de lá; e como o Super Mario Brasileiro usa os mesmos sprites e tanto ele quanto o Fart foram feitos por brasileiros, o cara que fez este comentário deve ter associado os dois jogos e tal.

Confesso que depois disso fiquei muito curioso quanto ao fangame, e como não consegui rodar, resolvi pesquisar no google por "Super Mario Brasileiro" e descobri que até um blog ele tem porém sem nenhuma informação de como resolver o problema de não rodar o jogo. Pesquisando mais, também descobri que o jogo é feito por um antigo usuário da GB/BRM, Caio Pinheiro. E ele é inclusive moderador de uma das maiores comunidades de GM do Brasil, a Game Maker Brasil
Enfim, não consegui rodar de jeito nenhum no meu PC, mas aí acabei me lembrando que eu ja tive muitos problemas com jogos pelo fato do meu PC rodar Windows de 64bits, então resolvi testar o jogo no meu notebook, que roda Windows de 32bits.

Depois de jogar um pouco, confesso que achei a situação absurdamente engraçada, pois o jogo é realmente muito parecido com o SMFart. Quer ver o porquê? :D



1: Só as engines bugadas do Cocão são capazes de prender o mario nos blocos de itens após pular em uma tartaruga.



2: Essas telas de crédito são irmãs semi-gêmeas que foram separadas logo após o nascimento? D:



3: Puta coincidência hein o.O



4: Eu jurava que essa de entrar numa sala com 3 canos para 3 fases, onde você ficando em cima de um mostrasse o número de estrelas coletadas era coisa da minha cabeça o,o



5: A MAIS SINISTRA: No Super Mario Fart, existe uma fase com chuva. Essa fase eu fiz durante uma tarde chuvosa, onde eu vi a chuva caindo lá fora e pensei: Seria legal isso numa fase nova! Corri para pegar meu MP3 player (sim, na época usava-se MP3 player), gravei o som da chuva caindo no meu quintal e coloquei no jogo. No SM Brasileiro há uma cutscene com chuva e olha só! Tem o mesmo som que eu gravei do meu quintal! o.O Sinistro o.O



6: Somente as engines bugadas do Cocão fazem o paralax do fundo bugar caso você pule em cima de uma subida (rampas) correndo. Isso misteriosamente acontece no SM Brasileiro. O engraçado é que hoje em dia isso para mim é algo super simples de se corrigir e é a primeira vez que eu vejo esse bug em um outro jogo sem ser meu.



7: Somente as engines bugadas do Cocão não permitem que as bolas de fogo do Mario subam subidas. Elas apagam quando chegam em alguma. Também é outro bug super simples de se corrigir e que eu nunca tinha visto em nenhum outro jogo o.O

Ok, pode parecer exagero, mas esses tipos de detalhes, principalmente o caso do som da chuva, quem desenvolveu sabe reconhecer.
Lembrando que não estou aqui para cobrar direitos ou coisa parecia. Mas se realmente o Caio Pinheiro fez um rip-off, seria mais simples pedir o source pra mim né? =p
Afinal eu nem mexo mais com fangames e tampouco quero guardá-lo a sete chaves. Aliás, fica aqui o recado: Se alguém mexe com GM e quer continuar o projeto Super Mario Fart, mande-me um e-mail.

Um abraço XD

21 comentários:

Keyo disse...

Que vergonha Yoyogames, o decompilador foi escrito em java ainda... XD

Agora que o cara que fez manja disso, com certeza as próximas versões terão seus decompiladores, a não ser que alterem toda a estrutura do compilador, oque dá trabalho pra caramba.

Feon2 disse...

Ah, não acredito nisso, no novo beta a engine está bem diferente.

Algumas coisas podem ter sido baseadas no Super Mario Fart mesmo (eu mesmo disse isso pra ele, quando ele me enviou a primeira versão para que eu pudesse testa-la), mas bugs iguais não querem dizer nada. Talvez a mente de vocês dois tenha uma "logica programativa (nem sei se essa palavra existe lol) parecida.

Morello disse...

Pois bem. Não li o post todo, mas não vejo maneira melhor de explicar isso.

Se deseja, posso muito bem lhe enviar o código-fonte do projeto pra que você mesmo compare.

Quanto ao som da chuva, sim, eu usei o microfone e peguei do Fart. Imaginei que você tinha tirado da Internet, então não vi problemas em fazer isso. Tirarei, então.

Se quer esclarecer isso e ver o código-fonte, só falar comigo por e-mail. (:

Cocao disse...

Pois me explique como você gravou se em nenhum momento do Super Mario Fart o som da chuva é tocado sem que haja musica ou efeitos junto. E não, não quero ver o 'seu' código-fonte pois não tenho nenhuma dúvida quanto ao que foi dito no post.

Morello disse...

lol, isso é bem fácil de arrumar com programas de edição de áudio.

Bem, se não quer ver o código-fonte, não tem problema. Não mudará nada pra mim, mas achei que seria legal resolver isso.

Falows, então.

Cocao disse...

LOL mesmo. Duvido muito que você conseguiu tirar musica de fundo. Por acaso estavam em frequências separadas?

Feon2 disse...

Ele pode ter anulado os sons de mais alta frequencia, pois as musicas do mario usam notas mais agudas que o barulho da chuva, eu acho...

Mas é algo que eu também não saberia como fazer.

1, 2, 3, 4, 5, 6 Diogos disse...

na verdade o som da chuva possui mais agudos que a música... sem falar que a música tava muito mais alta que o som da chuva para poder ser eliminada totalmente, já que a música também possui seus tons agudos (mesmo que não seja focada neles), então mesmo que ele eliminasse as outras frequências, ainda seria possível ouvir os tons agudos tocando no rítimo da música... somando isso com o fato dele ter gravado no microfone, eu tenho certeza que é impossível ele separar a música do som da chuva e ainda manter total fidelidade com o original.

Cocao disse...

E outra, se ele, mesmo sendo um fangamer de 13 anos, soubesse realmente tirar a musica, porque ele se deu ao luxo de fazer esse árduo (e impossível) trabalho se era bem mais fácil achar por aí um outro som de chuva qualquer?
Não precisa mostrar o 'seu' source, mas explique para a gente como você tirou a musica. :]

Unknown disse...

que vergonha cpinheiro falsificar um jogo. não acredito q fez isso!

Unknown disse...

acreditem, eu procurei tutos de GM no google e assim q encontrei um copiei partes dele mais coisas q já sei e postei na GMBR, o CPinheiro q é MOD conseguiu descobrir q eu tinha feito isso e quase me baniu por 'plágio'

bonito isso neh CP

bom, eu não duvido nada q ele tenha 'plagiado' o smf

Mateus M.P. disse...

Qual é o bug quando vai na rampa? Não percebi nada "anormal" em nenhum dos jogos.

Kabeção disse...

Hum, seria mais fácil se você aceitasse ver o código fonte do Super Mario Brasileiro.

Porque não?
Assim pode provar ou desmentir essa história de uma vez.

Cocao disse...

Não precisa-se provar o que já foi provado. Muita coisa já deve ter sido modificada, e eu não duvido que ele já esteja modificando mais ainda para mascarar a fraude. Espero que vocês do staff da GMB tenham tomado ciência disto e principalmente do histórico dele.

Perdido disse...

Posso fazer um rip do super mario brasileiro, mudar o nome do jogo e falar que é meu?

Keyo disse...

Eu acho que o Cocão deveria fazer o jogo dele open-source. XD

Cocao disse...

Mais do que já está? XD

matias disse...

A questão do áudio da chuva que ele alega ser uma gravação do jogo em execução pode ser facilmente comprovada (ou desmascarada no caso)
Basta pedir que o mesmo forneça o arquivo que ele alega ter "separado" da música de fundo e comparar o sinal de onda com a original. Como fazer isso? Simples, apenas abra ambos em um editor como o Audacity e compare visualmente o gráfico de onda (aplicando zoom para facilitar)
Se o que ele diz fosse verdade a versão dele não poderia em hipótese alguma bater com a do Cocão, já que haveriam inúmeros sinais resultantes da suposta manipulação!
Ah, mas ele poderia enviar outro arquivo reeditado não é mesmo? Poderia sim, mas no caso bastaria ouvi-las conjuntamente para validar a prova.

Unknown disse...

Anonimo

matias disse...

Conclusão do pessoal da game maker brasil:

http://www.gamemakerbrasil.com/novidades-regras-f2/super-mario-brasileiro-t5799.htm#44898

Agora todos façam o favor de pedir desculpas ao caio e vamos fundar uma comunidade em homenagem a ele!

/dorgas

Feon2 disse...

Fodase as guete batata ta no fogo